A Lit Motors mostrou o “motociclo” C-1, que poderá revolucionar o transporte de duas rodas no futuro. Pode ser ainda cedo para se afirmar isso, mas talvez quando estiver pronto o primeiro protótipo de produção, possamos ficar realmente impressionados.
Este veículo de duas rodas 100% eléctrico e com tração às duas rodas combina o tamanho de uma motocicleta com a segurança e conforto de um automóvel. O resultado será um veículo cheio de estilo e supereficiente, com um preço interessante.
Podem olhar para as imagens e verificar que não há qualquer orifício para pousar os pés no chão! Então como é que se mantém o equilíbrio?
A forma como isso é conseguido é que é o segredo desta tecnologia.o efeito giroscópico. Na parte inferior do quadro, são instalados dois “volantes” grandes que, quando colocados em rotação,seriam capazes de manter o scooter em equilíbrio.
São usados uns discos estabilizadores que produzem cerca de 1700Nm de binário de estabilização. A centralina do C-1 tem em consideração vários fatores como ângulo de viragem e outros parâmetros para alinhar esses discos e manter sempre o veículo equilibrado.
Numa entrevista ao site AutoblogGreen, Daniel Kim, o CEO da Lit Motors referiu que se a empresa conseguir produzir cerca de 10000 unidades, o preço deste veículo poderia ser de 16000 dólares.
O Lit Motors C-1 terá uma autonomia de 240km e acelera de 0 a 100km/h em cerca de 8 segundos.
No video que mostramos de seguida, a Lit Motors demonstra as capacidades do C-1 e como se pode integrar num future próximo numa cidade do futuro. Interessante é também o facto de que numa das simulações mostradas, verifica-se como o C-1 reage a um embate lateral de um Nissan Leaf!