O Banheiro 360° - Propósito/Histórico/Apresentação

O BANHEIRO 360° - Propósito / Histórico / Apresentação em Palestras

P ropósito : Transformar a maneira e forma como as pessoas vivem, a partir do espaço que elas ocupam. O rigem   da Startup,  O problema ...

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Solar water heating and rainwater tower


Holcim Awards 2008 Latin America

  • O projeto brasileiro de uma torre multifuncional compacta, que abriga cisterna para coleta de água de chuva, caixa de água e equipamento coletor solar para aquecimento de água chamou a atenção na Cidade do México. De autoria da arquiteta Maria Andrea Triana e dos engenheiros Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto foi considerado uma solução inovadora e econômica para a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas pobres e favelas. O terceiro lugar levou US$ 25 mil
    Menções Honrosas e Next Generation
    Seis candidatos receberam menções honrosas por seus projetos e receberam US$ 5 mil cada. Entre os projetos brasileiros, destaque para projeto de um centro social de saúde para baixo consumo energético, em São Paulo, e a remodelação de um eixo multi-modal de transportes no Rio de Janeiro. Os projetos mexicanos de um parque ecológico capaz de realizar o tratamento das águas fluviais em Morelia e um projeto de saneamento que inclui o tratamento de águas fluviais em Tuxtla Gutiérrez também foram reconhecidos com o prêmio.
    Também receberam menções honrosas a solução para a reconstrução das casas do povoado de San Lorenzo de Tarapacá, no Chile, tombado pelo patrimônio histórico e destruído por um terremoto recente e a criação de um parque linear que demarca e protege a reserva ambiental localizado da serra que rodeia a zona urbana em Bogotá, na Colômbia.
    Neste ano também concorrem pela primeira vez, na categoria Next Generation, projetos de participantes de até 35 anos. O primeiro prêmio foi atribuído ao arquiteto Alberto Ferandez Gonzalez pelo projeto de captação de água para agricultura utilizando uma torre que capta névoa costeira "Camanchaca" que ocorre em Huasco - região costeira desértica no Chile. O 2º prêmio foi atribuído ao projeto integrado Eutropia de habitações de baixo custo em áreas urbanas, dos arquitetos mexicanos Ricardo Julian Vásquez Ochoa e Emilio José García Bidegorry. O Brasil conseguiu o 3° prêmio na categoria com o conceito de utilização de espaços urbanos desocupados para a produção agrícola, do arquiteto Thiago Cintra Pilegi.
    Confira mais detalhes dos projetos vencedores na edição de novembro/08 da revista Téchne

Criação: Maria Andrea Triana, architect, LabEEE-UFSC, Florianópolis, Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário