domingo, 5 de julho de 2009

Selo Procel Edifica



O tema já tinha sido abordado no site da ecohabitararquitetura aqui : a etiquetagem de imóveis é um instrumento fundamental para que os consumidores e utilizadores de imóveis façam escolhas conscientes na altura da compra ou aluguel. Agora, finalmente, “O governo federal apresentará no dia 2 de julho um sistema de classificação do nível de eficiência energética dos edifícios no país por meio da Etiqueta Procel Edifica

Eis o que conta a Revista Sustentabilidade: “Os edifícios não residenciais receberão as etiquetas que atestam seu grau de eficiência na conservação de energia, assim como já acontece com as geladeiras e maquinas de lavar louça e roupa.

Os edifícios com maior grau de eficiência receberão a etiqueta A e de menor eficiência, G, indicando o consumo médio do edifício. (…) Em uma segunda etapa, será lançado um etiqueta para edifícios residências.

“Empreendedores de ponta irão começar a adotar a etiqueta para fazer o diferencial de mercado dos seus produtos”, avaliou Roberto Lamberts, do Centro Tecnológico do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina que liderou a equipe responsável pelo desenvolvimento da parte técnica do programa,. “A idéia é que o programa comece como voluntário e vire obrigatório dentro de alguns anos.” (…)

As etiquetas serão emitidas pelo Programa Procel Edifica, do Ministério de Minas e Energia/Eletrobras e o processo de etiquetagem dos edifícios será feito sob coordenação do Inmetro.

Agora irei aguardar o Selo Procel Edifica para Edifícios Residenciais que é a area em que estou atuando, aguardem novos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário