sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CAS4: a casa pré-fabricada sustentável da Argentina

Casa-prefabricada-argentina-1

Apresentada na última edição do evento Casa FOA, a CAS4 é uma casa pré-fabricada projetada para causar o menor impacto possível no meio ambiente.

Sua estrutura é composta por unidades modulares de ferro com revestimento em madeira, que permitem variações de tamanho e disposição. Os módulos possuem isolamento térmico, são transportados em partes e montados em curto espaço de tempo no terreno escolhido.

Utilizando conceitos de arquitetura bioclimática, a casa é projetada consumir a menor quantidade de energia possível.

Casa-prefabricada-argentina-2

A fachada da casa é voltada para o norte para aproveitar ao máximo a incidência do sol e conta com ventilação cruzada. O teto inclinado reduz o aquecimento na fachada e melhora a captação dos raios solares nos painéis fotovoltaicos. Durante o inverno, os painéis de vidro criam um efeito-estufa, elevando a temperatura interna.

Graças ao tanque térmico solar, a água é aquecida com energia renovável; canaletas coletam a água da chuva, que pode ser reutilizada nas descargas dos sanitários, na irrigação e na limpeza da residência. Isso permite uma economia de energia de 40% em relação à instalação normal, já que não é preciso incluir um sistema de bombeamento para sua distribuição.

Casa-prefabricada-argentina-3

Casa-prefabricada-argentina-4

Dependendo do local do terreno, a casa pode ser abastecida com energia solar, eólica, pela rede elétrica ou por um sistema híbrido que combine todas as opções.

Seus criadores também propõem a instalação de uma horta biodinâmica, com um calendário de cultivos. A empresa que a comercializa promete quatro visitas de assessoria anuais para orientar os proprietários. 

Casa-prefabricada-argentina-5

Casa-prefabricada-argentina-6

O projeto foi criado por um grupo de empreendedores, os designers Gaby Abentin e Pablo Sanzi, a floricultora Mercedes Molina, a produtora Roxana Herrero e a desenhista industrial Lara Di Leva.

Por que as casas pré-fabricadas são sustentáveis? Geralmente, porque têm um custo mais acessível, produzem menos lixo durante o processo de construção e levam menos tempo para serem edificadas. E como podem ser desmontadas e transportadas ao final de sua vida útil, também tendem a gerar menos desperdício. Entretanto, como a forma de produção define se um produto é sustentável ou não,  o nível de responsabilidade ambiental de uma casa pré-fabricada também depende dos materiais utilizados no projeto e na construção.

A CAS4 mostra como uma pré-fabricada pode ser sustentável em vários aspectos. O que você achou desse projeto?

Por Paula Alvarado, Buenos Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário